PUBLICIDADE

Eleição suplementar em Senador Sá terá apenas uma candidata à Prefeitura

O município de Senador Sá terá apenas uma candidata à Prefeitura nas eleições suplementares marcadas para o dia 1º de março. Sabrina Morais (PP), conhecida como Sabrina do Bel, disputa o cargo com o apoio do ex-prefeito Bel Júnior (PP), que teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral. A chapa é formada ainda por Maria Veriani Costa, a Professora Maria (PP), como candidata a vice.

As convenções partidárias para definição das candidaturas ocorreram entre os dias 23 e 25 de janeiro, conforme calendário do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). Em Senador Sá, confirmou-se a candidatura única, após o PSB informar que não lançaria nomes para a disputa.

Sabrina já havia tentado ingressar na vida política em 2016, quando concorreu a uma vaga na Câmara Municipal, mas não obteve votos. A atual candidata a vice, Professora Maria, atuava como vice-prefeita na gestão de Bel Júnior e voltou a compor a chapa.

Bel Júnior foi cassado em novembro de 2025 por irregularidades cometidas durante um evento da campanha eleitoral de 2024. O TRE-CE determinou a perda do mandato e a realização de nova eleição. Em junho de 2025, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) chegou a suspender liminarmente o pleito, mantendo Bel no cargo. No entanto, após julgamento de embargos, o TRE-CE decidiu novamente, por unanimidade, pela cassação do prefeito e decretou sua inelegibilidade.

Durante a convenção partidária, Bel Júnior afirmou que a candidatura de Sabrina representa a continuidade de sua gestão. “Vamos mostrar que Senador Sá aprova nosso trabalho e que a Sabrina vai dar sequência a esse projeto”, declarou. A candidata agradeceu o apoio e reforçou o compromisso de manter as ações da administração anterior.

Eleições suplementares no Interior

Além de Senador Sá, outros dois municípios cearenses também passarão por eleições suplementares em 1º de março: Choró e Potiretama, ambos após cassação dos prefeitos eleitos em 2024.

Choró

Em Choró, distante cerca de 148 quilômetros de Fortaleza, a disputa contará com duas chapas. O prefeito interino Paulo George (PSB), conhecido como Paulinho, oficializou candidatura ao lado do ex-vereador Cimar Ribeiro como vice. Paulinho integra o mesmo partido do ex-prefeito Bebeto do Choró, que está foragido desde dezembro de 2024.

Bebeto teve o diploma cassado, assim como o vice-prefeito Bruno Jucá Bandeira, por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2024. A decisão foi mantida por unanimidade pelo TRE-CE em agosto de 2025. A convenção de Paulinho reuniu lideranças do PSB, como o ex-prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves, e o deputado estadual Osmar Baquit. O senador Cid Gomes não participou por estar em missão internacional.

A outra candidatura em Choró é liderada por Antonio Delmiro (PT), que concorre novamente ao cargo tendo como vice a professora Ana Íris (PT). A chapa repete a composição das eleições de 2024, quando obteve 38,9% dos votos. A convenção contou com a presença de dirigentes e parlamentares do partido.

Potiretama

Já em Potiretama, a cerca de 253 quilômetros da Capital, a eleição suplementar deve ser marcada pela disputa entre o prefeito interino Cleverlândio Bezerra (PP) e a ex-vice-prefeita Solange Campelo (PT).

Cleverlândio assumiu o comando do município após a cassação da chapa eleita, encabeçada por Luan Dantas (PP), preso desde abril de 2025, por abuso de poder político, uso indevido dos meios de comunicação e conduta vedada. Dantas foi declarado inelegível por oito anos, enquanto Solange, embora tenha tido o mandato cassado, não foi considerada inelegível.

Com apoio do grupo político de Luan Dantas, Cleverlândio lançou candidatura ao lado de Gilberto Meneses como vice. A convenção reuniu lideranças do PP, entre elas o deputado estadual Leonardo Pinheiro e o ex-prefeito de Iracema, Zé Juarez.

Rompida com o grupo, Solange Campelo disputa a eleição com Rogério Barbosa (PSD) como candidato a vice. A convenção do PT ocorreu no domingo (25) e contou com a presença de dirigentes partidários e parlamentares estaduais.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir