PUBLICIDADE

Câmara aprova fim da lista tríplice para reitores de universidades federais

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (03/02) o Projeto de Lei nº 5.874/2025, que extingue a lista tríplice utilizada na escolha de reitores de universidades e institutos federais de ensino superior. Agora, o texto segue para análise no Senado Federal e, após tramitação, poderá ser sancionado pelo presidente Lula (PT).

A decisão foi celebrada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que considerou a aprovação um “avanço histórico em defesa da autonomia universitária, da democracia e do respeito à vontade das comunidades acadêmicas”. Em nota, o presidente da Andifes, José Geraldo Ticianeli, destacou a importância da aprovação do projeto.

“Eu quero, em nome das universidades, agradecer todas as lideranças nas quais fomos muito bem recebidos, que abraçaram e entenderam a importância desse PL. E a cada um de vocês que fazem parte dessa história, todas as diretorias do Andifes, todas as nossas comunidades universitárias”, comentou.

Câmara aprova fim da lista tríplice para reitores de universidades federais
Foto: Viktor Braga

O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Custódio Almeida, também comemorou a medida. “Nossa instituição é um exemplo recente das universidades prejudicadas pela forma de nomeação até então vigente, na qual o presidente escolhia os dirigentes a partir da composição de uma lista com três indicados”, disse.

Com a aprovação do novo PL, que incorpora dispositivos do Projeto de Lei 2.699/2011, a eleição dos reitores e a definição do peso do voto passarão a ser decididas por colegiados específicos. Com isso, as instituições terão maior autonomia.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir