
Adolescentes de 15 anos podem solicitar o título de eleitor para votar nas eleições de 2026, a depender da data de nascimento. Para isso, é necessário completar 16 anos nos dias 4 e 25 de outubro, datas em que ocorrerá o pleito.
A informação é do chefe de cartório da 26ª zona eleitoral de Belo Horizonte, Vinícius Ávila.
“É possível que aquelas pessoas que tiverem 16 anos na data da eleição possam, já hoje, ainda que tenham 15 anos, já tirarem seu título eleitoral.”
Vinícius Ávila esclarece ainda que, de forma diferente de quem tem 18 anos ou mais, o adolescente não é obrigado a votar, mesmo que tenha feito o título.
“Conforme a Constituição Brasileira, para essas pessoas que, na data do pleito, não tiverem 18 anos completos, ainda que não venham votar, elas estão dispensadas de justificar a sua ausência às eleições.”
O prazo para requerer o título de eleitor é até 6 de maio e todo o procedimento pode ser realizado pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na opção de autoatendimento eleitoral.
Nas eleições de 2026, os eleitores irão escolher, em dois turnos, o presidente da República, senadores, deputados federais e estaduais, além dos governadores.


