
O deputado Moses Rodrigues (União-CE) foi eleito, por aclamação nesta quarta-feira (4), presidente da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados, para o mandato de um ano.
Rodrigues afirmou que todos os projetos na área de integração têm papel fundamental, mas sobretudo para os estados do Nordeste. “Vamos debater matérias e projetos importantes para o desenvolvimento do Brasil, sempre dando protagonismo para os deputados em seus estados para que as ações possam ser direcionadas e realizadas pelos parlamentares”, disse.
Em publicação nas redes sociais, o parlamentar declarou assumir a missão com responsabilidade e compromisso de atuar na redução das desigualdades regionais, no fortalecimento do desenvolvimento das regiões e na ampliação do alcance das políticas públicas. Segundo ele, o trabalho à frente da comissão será pautado pelo diálogo, pela seriedade e pelo foco em resultados.
TRAJETÓRIA NO CONGRESSO
Ao longo de sua trajetória na Câmara dos Deputados, Moses Rodrigues acumulou participação em comissões permanentes, especiais e grupos de trabalho, com destaque para cargos de presidência e relatoria.
Ele já foi presidente da Comissão de Educação (CE), cargo que ocupou entre março de 2023 e março de 2024, período em que conduziu debates e votações relacionadas às políticas educacionais.
Além das presidências, o parlamentar atuou como membro titular da Comissão de Educação em diferentes períodos entre 2023 e 2026, e também integrou a Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional como titular antes de assumir o comando do colegiado.
Na área econômica e jurídica, Moses Rodrigues foi suplente da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) entre 2023 e 2024 e integrou a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) como suplente e, posteriormente, como titular em 2025.
O deputado também teve atuação de destaque em comissões especiais. Ele é relator do Projeto de Lei nº 2614/2024, que trata do Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2024–2034, além de ter integrado a comissão como membro titular.
Participou ainda da Comissão Especial da PEC 16/2021, que trata da perda de nacionalidade, na condição de suplente.
No âmbito institucional, integra o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar como suplente desde outubro de 2025 e participou do Grupo de Trabalho responsável pela regulamentação da Reforma Tributária (PLP 68/2024), como membro titular, em 2024.
QUEM É MOSES
Administrador e professor, o presidente eleito está em seu terceiro mandato consecutivo na Câmara dos Deputados. Rodrigues já presidiu a Comissão de Educação da Câmara em 2023 e foi relator do projeto de lei do Plano Nacional de Educação (PNE, PL 2614/24) aprovado pela Câmara em dezembro de 2025.

