Nesta última sexta-feira (16), foram instaladas 17 câmeras em pontos estratégicos no município de Horizonte, distante cerca de 37 quilômetros da Capital. Com o equipamento digital, Horizonte é o quarto município cearense a interligar informações para reforçar a segurança pública. A solenidade também marcou a instalação do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) na cidade da Região Metropolitana de Fortaleza.
Além de Horizonte, já receberam o sistema de videomonitoramento os municípios de Aracati, Beberibe e Caucaia. Outros 34 municípios com população acima de 50 mil habitantes receberão os equipamentos – que se dividem entre os de monitoramento, com giro de 360º, e os que possuem tecnologia para ler placas de veículos, identificando possíveis roubos. As câmeras farão cobertura 24 horas de pontos estratégicos e estarão conectadas diretamente com a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). Na Capital, uma central tem acesso a todas as câmeras já implantadas.
BPRaio
O reforço do BPRaio integra a segunda fase de ampliação do batalhão especializado, após a regionalização que instalou nove bases em cidades-polo do Interior: Juazeiro do Norte (Cariri), Sobral (Região Norte), Itapipoca (Litoral Oeste), Iguatu (Centro-Sul), Crateús (Sertão de Crateús), Tauá (Sertão dos Inhamuns), Quixadá (Sertão Central), Russas (Vale do Jaguaribe) e Canindé (Sertão de Canindé). Além destes, municípios com mais de 50 mil habitantes já passam a receber o efetivo. O Batalhão já está presente, por exemplo, nos municípios de Eusébio, Maranguape, Maracanaú, Caucaia, Aracati, Beberibe, Crato e Acaraú.