PUBLICIDADE

Sobral: Município recebe seminário do selo Ceart na semana do artesão

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), promove, nos dias 21 e 22 de março, o X Seminário Selo Ceart (Certificação da Autenticidade dos Produtos Artesanais e de Reconhecimento das Obras de Arte Popular Cearenses), no Centro de Treinamento de Sobral – Cetreso.

Cerca de 80 artesãos representantes de entidades artesanais e grupos produtivos de 35 municípios cearenses serão capacitados pela Ceart em comemoração ao Dia do Artesão, celebrado dia 19 de março. Na ocasião, eles poderão tirar dúvidas sobre o sistema de certificação, os benefícios e como ter acesso, além de entender a importância do selo para a ampliação dos canais de comercialização.

Benefícios Ceart

Como informa a coordenadora do Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Estado, Amanaci Diógenes, entre os benefícios do Selo Ceart estão a garantia da autenticidade da produção artesanal e o reconhecimento das obras de arte popular; a consolidação dos canais de comercialização; o aumento da competitividade da produção artesanal; diferenciação dos produtos artesanais das peças elaboradas industrialmente, reconhecendo seu valor de tradição e cultura; proteção do artesanato cearense da falsificação e da concorrência desigual de produtos similares, além da promoção da confiança do consumidor facilitando a identificação do artesanato cearense.

Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Estado do Ceará (PDA)

Atualmente, o Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Estado do Ceará (PDA) atende artesãos, grupos de produção e entidades artesanais, em 179 municípios cearenses, totalizando quase 45 mil cadastrados. Somente em 2017, ele intermediou a comercialização de 77.968, fazendo girar um volume de R$ 2,3 milhões em vendas, que contribuíram para a sustentabilidade do setor, para a melhoria na renda e na qualidade de vida do artesão.

Conquistas

O Governo do Ceará, em dezembro de 2017, inaugurou o novo Centro de Renderias da Prainha, em Aquiraz. Atualmente, o Estado garante o funcionamento de quatro lojas da Ceart.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir