
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite segue até o dia 09 de setembro em Fortaleza. São atendidas as crianças com até 4 anos, 11 meses e 29 dias. A aplicação das vacinas ocorre nos 116 postos de saúde da capital, de segunda a sexta, das 7h30 às 18h30.
A poliomielite é uma doença erradicada no Brasil, mas a continuação desse cenário só é garantido com a aplicação dos imunizantes. “É importante que os pais e responsáveis levem os filhos até os postos de saúde para receber as vacinas e, assim, atualizar a situação vacinal. Não podemos ficar suscetíveis às doenças, como a paralisia infantil e tantas outras que podemos evitar por meio de vacinas seguras e que são oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde”, reforça Vanessa Soldatelli, coordenadora de Imunização de Fortaleza.
Soldatelli explica ainda que a vacina contra poliomelite da campanha é a VOP (vacinal oral), aplicada nas crianças com esquema vacinal completo com a Vacina Inativada da Poliomelite (VIP – vacinas injetáveis), que são administradas com 2, 4 e 6 meses de idade. “Por ser uma campanha de atualização do esquema vacinal, não há meta definida. O intuito é que todas as crianças fiquem protegidas”.
A poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil, compromete o sistema nervoso, resultando na paralisia de membros e alterações nos movimentos.