A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Aiuaba registra a menor temperatura do ano no Ceará

Em Aiuaba, a 417 km de Fortaleza, foi registrada a menor temperatura do ano, nesta segunda-feira (01/07), de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O registro foi feito às 6h da manhã, com mínimas em torno de 14°C durante toda a madrugada.

Essa ocorrência é típica para a época, uma vez que o Hemisfério Sul está em pleno inverno, iniciado em 20 de junho. Nesse contexto, a maior perda radiativa acontece durante a noite e madrugada, especialmente em noites com pouca ou nenhuma nebulosidade. O fato contribui para a queda significativa da temperatura, normalmente registrada por volta das 6h da manhã.

Aiuaba registra a menor temperatura do ano no Ceará
Foto: Álvaro Rezende

Quando há maior nebulosidade, as temperaturas máximas do dia, geralmente medidas por volta das 14h, tendem a ser mais baixas. As nuvens reduzem a entrada de radiação solar, limitando o aquecimento diurno. Ao mesmo tempo, a presença de nuvens afeta a variação diurna da temperatura, mantendo as noites mais quentes e os dias mais frios em comparação com dias claros.

Temperaturas Extremas

Além dos 13,7°C registrados em Aiuaba, outros municípios cearenses também apresentaram temperaturas mínimas significativas. Parambu registrou 14,5°C, Tianguá marcou 16,2°C, e São Benedito teve uma mínima de 17,3°C.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir