A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Alunos estão sem aula por falta de transporte escolar, aponta denúncia

Em 2023, Tarrafas já vivia polêmicas pelo serviço do transporte escolar. Na época, viralizou alunos voltando da aula numa retroescavadeira - (Foto: Reprodução/Blog do Jocélio Leite)
Em 2023, Tarrafas já vivia polêmicas pelo serviço do transporte escolar. Na época, viralizou alunos voltando da aula numa retroescavadeira – (Foto: Reprodução/Blog do Jocélio Leite)

Pais e responsáveis de alunos de Tarrafas, a 500km de Fortaleza, afirmam que os estudantes estão sendo prejudicados. Segundo as informações repassadas, estudantes da localidade do Sítio Umbuzeiro estão há oito dias sem comparecer à sala de aula pela falta de transporte escolar.

Segundo a população, este problema é recorrente. Os pais relatam que antes de o problema chegar a esta localidade, alunos das comunidades de Lagoa e Caiçara, na Zona Rural de Tarrafas, passaram pelo mesmo tipo de situação. Além dos alunos, a situação também afetou os professores.

Segundo o depoimento de alguns profissionais, muitos necessitam utilizar o transporte escolar por conta da distância existente entre as comunidades que residem e a localização das escolas municipais onde atuam. 

Histórico

Essa não é a primeira vez em que a administração do município de Tarrafas, no Cariri, é alvo de polêmicas em torno do transporte público escolar. Em outubro do ano passado, viralizou as imagens de alunos voltando da aula de carona na pá de uma retroescavadeira.

 Na época, a Prefeitura se posicionou e explicou a situação. Segundo a nota divulgada, o pneu do ônibus que conduzia os alunos furou. Por escolha própria, alguns estudantes não esperaram a substituição do veículo que fazia essa rota e protagonizaram a cena que viralizou.

Neste cenário, outras denúncias foram evidenciadas. Na época, pais de alunos do Distrito Vila Nova relataram que os ônibus destinados a atender alunos da região sofriam com superlotação, além de apresentarem condições sucateadas.

Transporte escolar no Cariri

De acordo com a comunidade escolar, alunos de cidades vizinhas como Araripe, por exemplo, vivem situação semelhante, com transportes que apresentam danificações nas estruturas, como portas e janelas quebradas.

Ainda no Cariri, estudantes das localidades de Cabeça da Vaca e Chiquitoso, em Nova Olinda, a 510 km de Fortaleza, vivenciam uma crise devido à falta de transporte escolar. Em meio a esse impasse, os alunos já estão sem acesso às aulas por mais de um mês.

Ao apresentar o relato das mães dos estudantes, o vereador Aureliano Souza destacou que o problema vai além do veículo que está parado. Segundo o parlamentar, mesmo quando o transporte está funcionando existe a dificuldade de acesso devido à lama na estrada, que impede o alcance às localidades afetadas.

A REDE ANC entrou em contato com a Prefeitura de Tarrafas para buscar esclarecimentos em torno da situação que afeta os alunos do Sítio Umbuzeiro. A matéria será atualizada mediante retorno da gestão.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir