A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Após cheias em Santa Quitéria, estudantes fazem travessia de canoa

Desde o início da quadra chuvosa de 2024, Santa Quitéria tem sido um dos municípios que mais sofre com intensas precipitações - (Foto: Prefeitura Municipal de Santa Quitéria)
Desde o início da quadra chuvosa de 2024, Santa Quitéria tem sido um dos municípios que mais sofre com intensas precipitações – (Foto: Prefeitura Municipal de Santa Quitéria)

Estudantes de Santa Quitéria, na região dos Sertões de Crateús, passaram por momentos de apreensão na volta para casa. De acordo com os pais dos adolescentes, os alunos tiveram de atravessar uma das vias com a utilização de uma canoa. O cenário foi forçado pelos alagamentos e inundações.

Ainda segundo os pais e responsáveis, a embarcação artesanal correu o risco de virar devido ao forte movimento das correntezas. O caso foi registrado no Distrito de Macaraú, que fica a 50km da sede da cidade. De acordo com informações do A Voz de Santa Quitéria, os moradores do Distrito contam com a contribuição das canoas para a realização do transporte de veículos, mercadorias e outros objetos.

Um dos principais temores da população de Macaraú é que a continuação das chuvas intensas eleve o volume do Açude Araras, fator que pode ter como consequência a inundação de outros pontos da comunidade.

Cenário em Santa Quitéria

Ainda de acordo com o AVSQ, o transporte realizado com as canoas é limitado. São apenas três equipamentos para fazer a travessia entre das 4h às 19h. Pela ausência de uma ponte, o acesso a hospitais, escolas, mercado, empregos e demais afazeres está completamente comprometido. 

Os canoeiros que contribuem com a travessia temem que algum morador necessite com urgência de um serviço de saúde no período noturno. Pela insegurança e falta de iluminação, o trabalho é fica impossibilitado de ser realizado.

Nesta quarta-feira (17/04), equipes da Prefeitura de Santa Quitéria  e da Defesa Civil estiveram presentes no Distrito de Macaraú. Na oportunidade, foram repassadas orientações aos moradores, bem como foi realizado um diagnóstico para que fossem prestadas assistências nas situações mais urgentes diante do preocupante cenário.

Histórico

Desde o início da quadra chuvosa de 2024, Santa Quitéria vem registrando transtornos decorrentes dos altos índices de precipitação. Em fevereiro, o município recebeu uma chuva de 130mm

A precipitação causou alagamentos em diversos bairros e distritos da cidade, deixando famílias desabrigadas.

Até o penúltimo dia do mês de fevereiro, Santa Quitéria havia registrado 346,5mm, acumulado de chuva que é mais que o dobro esperado para o período. Além das residências alagadas, uma fábrica de calçados e um mercantil tiveram de paralisar as atividades devido aos prejuízos acarretados.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir