A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Após confusão na Arena Castelão, saiba quais punições poderão ser aplicadas ao Ceará

Numa situação um tanto quanto difícil no Campeonato Brasileiro, o Ceará também lida com um grande prejuízo fora dos campos. Na noite deste domingo (16/10), em partida válida pela 32ª rodada da Série A contra o Cuiabá, torcedores alvinegros depredaram a estrutura da Arena Castelão e invadiram o gramado instaurando medo e confusão no local.

Diante desse cenário, após análise da súmula do jogo, vídeos e documentos, as devidas punições serão aplicadas aos responsáveis pela violência e o clube também será penalizado. Apesar de ainda não haver uma decisão oficial sobre quais as sanções aplicadas, algumas possíveis penas já são esperadas.

Segundo o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), é de responsabilidade do clube a manutenção da ordem no estádio tendo, inclusive, que agir de modo a prevenir e reprimir invasões e arremesso de objetos. Nesse caso, de acordo com a legislação, o Vozão poderá ser multado em até R$ 100 mil, além de perder o mando de campo em até dez jogos.

Após confusão na Arena Castelão, saiba quais punições poderão ser aplicadas ao Ceará
Foto: Tatiana Fortes

“O Ceará pode e deve vir a ser denunciado no artigo 213 do CBJD, que é deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir. No inciso segundo ele é muito claro quando fala de invasão do campo ou local de disputa do evento esportivo e o inciso primeiro diz sobre desordem na praça de desporto. Foram as duas coisas que aconteceram: a desordem na arquibancada e invasão no campo”, explica o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol do Ceará, Fred Bandeira.

De acordo com o calendário, o Ceará possuía ainda dois jogos como mandante na Arena Castelão e é muito provável que essas partidas ocorram sem a presença de público. Dessa forma, faltando apenas seis rodadas para o fim do campeonato, a torcida alvinegra pode não voltar mais ao estádio nesse ano de 2022.

Quanto a perda de pontos, a torcida pode ficar aliviada, pois o esperado é que o Ceará não seja penalizado dessa forma já que o árbitro finalizou a partida e declarou o empate como resultado oficial do confronto. A atitude do juiz de campo Caio Max Augusto Vieira é respaldada pelo regulamento, que permite terminar o jogo após os 30 minutos sem que haja perda de pontos.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do FacebookInstagram Youtube.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir