A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Avô carrega netas em carro de mão para crianças terem acesso à escola

Segundo o depoimento de moradores da comunidade, o avô repete a cena há 30 anos, tendo realizado o mesmo com os filhos em outras décadas - (Foto: Reprodução/WhatsApp)
Segundo o depoimento de moradores da comunidade, o avô repete a cena há 30 anos, tendo realizado o mesmo com os filhos em outras décadas – (Foto: Reprodução/WhatsApp)

O que pode limitar o ser humano quando se existe a força para vencer as dificuldades impostas pela vida? O senhor da imagem, identificado apenas como “Seu Gerardo”, pode ter tido pouco acesso à Educação. No entanto, suas ações demonstram que ele compreende o poder transformador que ela proporciona na vida das pessoas.

A cena captada passa por gerações. Dos filhos para os netos, o idoso cumpre o mesmo trajeto há 30 anos. Pela falta de transporte escolar, o avô se utiliza de um carro de mão para levar as netinhas à escola, realizando um percurso de 40 minutos por 3km de distância. 

A cena se passa no sítio Macaco dos Paivas, no município de Ipu, a 314km de Fortaleza. As aulas das crianças são ministradas na Escola de Ensino Fundamental João Rosa de Moraes, na localidade de Olho d’Água dos Facundos.

Segundo informações da população local, diversas alternativas foram propostas para facilitar o acesso das crianças ao ensino. Entre elas, a construção de uma unidade escolar mais próxima ou a disponibilidade de um transporte escolar que possa conduzir os alunos de forma gratuita e segura.

Moradores locais relatam a desesperança de mudança de cenário diante de constantes promessas quebradas. “É uma situação muito triste, mas não é só neste ano que acontece. Há mais de 30 anos ele já fazia com seus filhos, agora ajuda suas netas. Nunca  ninguém olhou para nossas quebradas, apenas quando é para pedir voto e fazer promessas que não cumprem”, criticou Ednalda Sousa, pelas redes sociais.

De acordo com a comunicadora Ianaely Lopes,, a situação é um misto de admiração e revolta. A postura do contrasta com a desatenção do poder público e a alocação de recursos de forma adequada. 

“2024! Esse é o ano que estamos, e me deixa triste ver essa imagem, ao mesmo tempo que me passa o amor e dedicação neste ato. Essa é a importância da educação. Recurso vem, mas quando não se tem uma boa gestão é isso que acontece. Parabéns a esse grande homem, mas lamento que ele e as crianças tenham de passar por isso”, lamenta.

A REDE ANC entrou em contato com a Prefeitura de Ipu para obter esclarecimentos da gestão em torno da situação vivida pelos alunos da comunidade. A Redação também procurou o vereador Carlinhos da Várzea de Jiló, indicado pela comunidade como o parlamentar que acompanha o caso envolvendo avô e netas.

A matéria segue em atualização. As informações são da página Fatos em Debates, programa jornalístico da Rádio Cidade FM de Ipu, afiliada à REDE ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir