A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Brasil ultrapassa marca de 3 milhões de suspeitas de casos dengue

O Ceará não registrou nenhum caso de morte por dengue em 2024. No entanto, alguns cenários em municípios do interior são preocupantes - (Foto: Divulgação)
O Ceará não registrou nenhum caso de morte por dengue em 2024. No entanto, alguns cenários em municípios do interior são preocupantes – (Foto: Divulgação)

De acordo com levantamento do Ministério da Saúde, o Brasil já registrou 3.062.181 de prováveis casos de dengue. Os números fazem um apanhado de janeiro até abril. A quantidade já é quase o dobro de todo o ano passado, quando foram detectados 1,6 milhão de casos.

Ainda conforme os dados divulgados pela pasta nesta quarta-feira (10/04), foram registradas 1.256 mortes por dengue em todo o país. Além deste dado alarmante, outros 1.857 óbitos estão em investigação. 

Diminuição de casos de Dengue

Apesar do cenário preocupante, o Ministério da Saúde divulgou que alguns Estados estão com tendência de queda consolidada no número de casos de dengue. São eles: Acre, Roraima, Amazonas, Tocantins, Goiás, Piauí, Minas Gerais, Espírito Santo e Distrito Federal. 

O Ceará e mais outros onze Estados estão na lista das Unidades Federativas que apresentam estabilidade. São eles: Rondônia, Pará, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e São Paulo. 

Alagoas, Bahia, Maranhão, Pernambuco, Sergipe permanecem com tendência de aumento no número de pacientes acometidos por dengue.

Recorde de mortes

O Brasil alcançou a maior quantidade de mortes confirmadas por dengue em um ano desde que os dados começaram a ser compilados, em 2000. De acordo com os últimos números divulgados pelo Ministério da Saúde, já são 1.116 óbitos nas 13 primeiras semanas de 2024. O número ultrapassa os 1.079 casos registrados ao longo de todo o ano anterior, que detinha o último recorde.

No estado do Ceará, apesar de já serem 1.774 casos confirmados, ainda não foram registradas mortes pela doença. O município com maior incidência é Brejo Santo, com 570 casos confirmados, seguido por Fortaleza com 347 casos e Tianguá com 157.

Acompanhe essa e outras informações através das plataformas da REDE ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir