A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Caucaia: Catadores de materiais recicláveis querem implantar uma cooperativa

A associação de preservação da cultura Cigana de Caucaia (ASPRECCC) vem realizando no Distrito de Catuana um trabalho de coleta seletiva de material reciclável. Com a dificuldade de conseguir trabalho formal, os recicladores realizam trabalho de coleta de resíduos sólidos na região.

De acordo com o presidente da ASPRECCC, o cigano calon, Rogério Ribeiro, atualmente os materiais reciclados estão sendo guardados na sede provisória da entidade, “Para nós ciganos este trabalho é muito importante em vários aspectos, o ambiental, na geração de renda e o trabalho entre ciganos e nãos ciganos, isso demostra que a discriminação e o preconceito são impostos por pessoas racistas. Catadores de materiais recicláveis são os principais atores na recuperação de resíduos para a indústria de reciclagem. A ASPRECCC vai dar todo apoio para a implantação da cooperativa Cigana de reciclagem” contou o Ribeiro.

Atravessadores

O presidente diz que com a criação da cooperativa fica mais fácil conseguir recursos financeiros e parcerias para a compra de máquinas, como a prensa, usada para comprimir o material. Outro ponto positivo com a criação da cooperativa é a eliminação de atravessadores, “Sem contar que o trabalho vai ficar mais profissional”, diz o presidente.

Segundo o cigano calon Claudio Gomes, “Iremos buscar fortalecer e organizar para expandir a coleta seletiva, no Distrito de Catuana e região, esse trabalho também mostra que ciganos trabalhar honestamente” disse Gomes.

O não cigano, João Manoel acha um absurdo as pessoas discriminarem os ciganos, “Eu convivo com ciganos há muito tempo eu nunca vi nada que os desabonasse, são pessoas boas, estou com eles neste trabalho de reciclagens de materiais. Feio e criminoso é o que as pessoas fazem com o meio ambiente, jogam lixo em todo lugar” contou Manoel.

O cigano calon Evaldo Duarte espera que a prefeitura de Caucaia faça logo o cadastro dos catadores de lixo.

No futuro, espera um reconhecimento da prefeitura de Caucaia e da comunidade para com o trabalho dos catadores e o surgimento de novas cooperativas.

Os resíduos sólidos

Os resíduos sólidos – sua geração, coleta e disposição – são um grande desafio mundial do século 21. A sua reciclagem impulsiona a sustentabilidade ambiental, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa, e estimula a economia, pelo fornecimento de matérias-primas e materiais de embalagem.

Os catadores

Os catadores de materiais recicláveis são os principais atores na recuperação de resíduos para a indústria de reciclagem. Em todo o mundo, um grande número de pessoas de baixa renda e de comunidades desfavorecidas ganha a vida coletando e separando esses resíduos, e depois vendendo resíduos recuperados por meio de intermediários para a indústria de reciclagem.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir