A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Cine Bastiana leva cinema e conscientização ambiental ao Centro-Sul

Um novo projeto cultural está prestes a ser lançado em Iguatu, que ainda não possui salas de cinema. Chamado de Cine Bastiana, o projeto une a exibição de filmes com ações de conscientização ambiental, buscando valorizar as riquezas naturais da região e tornar a sétima arte acessível a todos.

A iniciativa é motivada pela defesa da Lagoa Bastiana, uma Área de Proteção Ambiental (APA) ameaçada pela urbanização desordenada e pela poluição. Com todas as atividades gratuitas, o Cine Bastiana oferece uma programação mensal com início nos dias 28 e 29 de setembro.

O projeto é uma realização da Secretaria da Cultura do Ceará, com apoio da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n. 195/2022), em parceria com o Cine Alicerce e a ADESCE. Além das exibições de filmes, o Cine Bastiana promoverá oficinas audiovisuais que unem cultura, meio ambiente e sustentabilidade. As atividades estão previstas para ocorrer até maio de 2025.

Cine Bastiana leva cinema e conscientização ambiental ao Centro-Sul
Foto: David Felício Araújo

A programação começa no sábado, 28 de setembro, às 9h30, com a Sessão Infantil. Serão exibidos os filmes Hospital de Brinquedos, de Georgina Castro; Rua Dinorá, de Samuel Brasileiro e Natália Maia; A Menina e o Mar, de Gabriel Mellin; e Memórias, de Lavínia Nascimento, que também é designer do projeto.

No mesmo dia, às 17h30, acontece a Sessão de Estreia, com o filme A Filha do Palhaço, dirigido por Pedro Diógenes. No domingo, 29 de setembro, a Sessão Infantil será repetida às 9h30, seguida pela Sessão da Tarde às 15h. O dia será encerrado com uma nova exibição de A Filha do Palhaço, às 17h30.

Paralelamente às exibições, o Cine Bastiana vai realizar o Workshop de Interpretação para Câmera no dia 28 de setembro, das 13h às 18h. A oficina será ministrada por Georgina Castro, artista e diretora do mercado audiovisual, e abordará técnicas de atuação naturalista, muito utilizadas em cinema e TV. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até o dia 24 de setembro, através do formulário disponível nas redes sociais do projeto.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir