A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Como a onda de calor tem impactado açudes do Ceará?

Nesta época do ano, por ser fora da quadra chuvosa, é comum que reservatórios do Ceará percam parte do volume acumulado. (Foto: Reprodução/WhatsApp)
Nesta época do ano, por ser fora da quadra chuvosa, é comum que açudes do Ceará percam parte do volume acumulado. (Foto: Reprodução/WhatsApp)

A onda de calor que ocasionou picos de temperaturas no Ceará nas últimas semanas teve impacto direto no nível dos reservatórios locais. A situação preocupa, já que é comum que os açudes do Estado percam volume no segundo semestre devido a queda de chuvas no Ceará.

Apesar de uma quadra chuvosa satisfatória em 2023, algumas situações preocupam. Após quase cinco meses das últimas precipitações mais intensas no Estado, determinadas regiões estão seguras do ponto de vista de abastecimento hídrico com o bom aporte de águas em açudes. 

Responsável por beneficiar mais de 850 mil cearenses das regiões Cariri e Centro-Sul, por exemplo, o Rio Salgado se encontra em estado crítico em um dos seus principais trechos. Seu curso banha 23 municípios do Ceará, mas é em Icó, a 350km de Fortaleza, que a situação impressiona do ponto de vista negativo.

A onda de calor registrada no Ceará  provoca um efeito grave: o aumento da evaporação nos açudes. Os detalhes do tema foram levados à REDE ANC por Dina Sampaio. Ouça:

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir