A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Coronavírus: em uma semana, casos confirmados aumentam em mais de 4000% no Ceará

De acordo com informações da Secretaria de Saúde do Ceará (SESA), o número de infectados pelo novo Coronavírus no Estado subiu para 125 casos. Os dados foram atualizados e repassados pela SESA em Boletim Epidemiológico deste domingo (22).

Com este dado, o número de infectados no Ceará cresceu cerca de 4166% por cento desde a confirmação dos três primeiros acometidos com a COVID-19 no Estado, no dia 15 de março.

Até o momento, Fortaleza concentra o maior número de casos: 116 no total. Mais outros quatro municípios também possuem casos confirmados: Aquiraz (5), Fortim (1), Juazeiro do Norte (1), Sobral (1). Há, ainda, um residente em São Paulo.

Outras cidades

Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), cidades como Pindoretama e Cascavel aguardam resultados de exames para confirmação ou não de infectados nestes municípios. De acordo com a última atualização das Secretarias de Saúde locais, os casos suspeitos eram dois e dez, respectivamente. Vale ressaltar que a RMF já possui cinco casos confirmados, todos em Aquiraz (a 30km da Capital).

O nome “corona” se deve à coroa de espinhos que o envolve. Esses espinhos estão envolvidos por uma camada de gordura – retirada das próprias células humanas. Ele entra nessa capa de gordura para invadir outras células. Sem esta fina capa de gordura, o coronavírus morre.

Recomendações OMS

  • Lave as mãos regularmente com álcool em gel ou com água e sabão. O álcool e o sabão matam vírus que podem estar nas mãos.
  • Mantenha ao menos um a dois metros de distância entre você e pessoas que estejam tossindo ou espirrando. O vírus do Covid-19 é transmitido por gotículas que estão nos corrimentos nasais e saliva. A distância entre pessoas com sintomas de gripe evita que as gotículas cheguem a você.
  • As mãos tocam todos os tipos de superfície e podem pegar vírus. Uma vez contaminadas, as mãos podem transferir o vírus para os olhos, nariz e boca. De lá, o vírus pode entrar no organismo e adoecer você.
  • Quando estiver rodeado de pessoas, cubra a boca com a dobra do cotovelo ao espirrar ou tossir. Também é possível usar lenços, que devem ser descartados prontamente depois do uso – dobre-os com a parte usada para dentro, a fim de evitar que o vírus se espalhe.
  • Se você está se sentindo mal, fique em casa. Caso tenha sintomas como febre, tosse e dificuldade em respirar, ligue para o posto de saúde mais próximo. A partir da ligação, os agentes de saúde indicarão o que você deve fazer: se deve ficar em casa, se encaminharão um profissional, ou se você pode ir a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir