Em virtude das fortes chuvas já registradas no início do mês de março, a coordenação da Defesa Civil do Crato iniciou uma série de visitas em áreas como sítios, distritos e no entorno da sede, em açudes e barragens que possam oferecer riscos aos moradores das comunidades. Na manhã da última quarta-feira, (12), houve a interdição de uma barragem no Distrito de Santa Fé. De acordo com os agentes, seria uma espécie de barreiro que se encontrava sem parecer técnico.
A interdição ocorreu após avaliação dos riscos proporcionados pelo espaço, no caso de maiores precipitações no município. Ainda durante a quarta-feira, foi realizada vistoria no açude Xenofonte, na Catingueira,
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Humberto Júnior, esse é um trabalho preventivo, que envolve avaliação técnica da equipe, trazendo também orientações aos proprietários dessas áreas. De acordo com o coordenador, aquelas pessoas que tiverem problemas em relação aos açudes, barreiros ou barragens, devem entrar em contato com a Defesa Civil do Município, para que seja realizada uma vistoria no local.