A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Encontro Povos do Mar celebra a cultura litorânea cearense

A partir desta sexta-feira (21/06) até o próximo dia 25, a 14ª edição do evento Povos do Mar reunirá mais de 200 comunidades litorâneas de 25 municípios do Ceará. O encontro, que ocorre no Sesc Iparana Hotel Ecológico, em Caucaia, é gratuito e aberto ao público.

Durante a programação, rendeiras, mestres da cultura, pescadores, artesãos e marisqueiras compartilharão seus conhecimentos e tradições através de vivências, oficinas, rodas de saberes e práticas alimentares. O evento destaca a rica cultura cearense e o território do litoral, promovendo uma programação educativa, cultural e intergeracional.

“Propiciar o encontro dos povos originários nesse lugar formativo, as trocas e as conexões que são criadas é valorizá-los. O Sesc abre as portas para uma nova cearensidade, para a gente se encontrar com o nosso Interior”, afirma Paulo Leitão, consultor de Programação Social do Sesc.

Encontro Povos do Mar celebra a cultura litorânea cearense
Foto: Sesc

A programação está dividida em cinco eixos, abordando saúde, artesanato, meio ambiente, folguedos e conhecimentos e habilidades dos surfistas. A abertura do evento contará com um show do cantor e compositor Marcelo Jeneci, trazendo a alegria do forró ao palco do Povos do Mar, às 20h. Para o ingresso, é solicitada a doação solidária de 2kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados ao programa Mesa Brasil, do Sesc, que trabalha na perspectiva de segurança alimentar e nutricional.

No domingo (23/06), às 8h, acontecerá a tradicional regata de jangadas. Partindo da Enseada do Mucuripe, 65 velas colorirão a orla da Capital, navegando em direção à Barra do Ceará. Nesta edição, 14 artistas plásticos transformarão as velas em obras de arte. O evento também contará com a programação do DiCumê, que visa destacar as culturas alimentares cearenses de diversos territórios.

Serviço

Encontro Sesc Povos do Mar

Dias e horários: sexta-feira (21/06), das 17h às 22h; sábado (22/06), domingo (23/06) e segunda-feira (24/06), das 8h às 22h; terça-feira (25/06), das 8h às 12h.

Local: Sesc Iparana Hotel Ecológico – Rua José Alencar, 150, Praia de Iparana, Caucaia-CE

Evento gratuito e aberto ao público

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir