A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Formação em Educomunicação visa fortalecer jovens indígenas do Ceará

A capacitação teve início na última semana com a primeira turma de Educomunicação e Inventariamento Participativo. Promovida pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e realizada pelo Projeto São José em parceria com a Associação Slow Food do Brasil, a iniciativa tem como alvo os jovens da comunidade indígena Tabajara de Rajado, em Monsenhor Tabosa.

Mardokell Tabajara, liderança indígena do Povo Tabajara de Rajado, destaca as contribuições que o Projeto São José tem levado à comunidade e os benefícios para fortalecer as lutas do seu povo. “Estamos recebendo uma formação em comunicação popular e daqui da nossa aldeia, vão sair jovens comunicadores que irão fazer parte dessa rede de comunicação para que a gente demonstre para o Brasil, para o Ceará, para o nosso próprio território e também para o mundo um pouco da nossa cultura, da nossa ancestralidade, um pouco não muito da nossa cultura alimentar”, enfatizou.

Formação em Educomunicação visa fortalecer jovens indígenas do Ceará
Foto: Elane Lima

A formação em Educomunicação tem o objetivo de capacitar os jovens em processos comunicativos e sociais para atuar na elaboração do inventariamento participativo da cultura alimentar e demais pautas de interesse coletivo da comunidade. Essa atividade faz parte das ações do projeto “Território e Cultura Alimentar no Ceará”.

Brena Tabajara, uma jovem liderança, expressou suas expectativas e destacou como a comunicação popular pode ser uma aliada importante para novas conquistas da juventude e da comunidade. “A comunicação popular vem para somar significativamente para o nosso povo. Antes do projeto aparecer, a gente tinha uma preocupação, como que eu vou concretizar as experiências dos meus trocos velhos, porque daqui a pouco eles passam, e vai ficar perdido. E aí o projeto surgiu para deixar isso na internet, para deixar isso, para realizar os nossos sonhos”, afirmou.

Os próximos encontros na comunidade acontecerão de 29 de abril a 13 de maio, dando continuidade ao processo e à vivência para a construção do inventário participativo da cultura alimentar da comunidade Tabajara de Rajado.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir