A cidade de Jaguaretama pode se juntar a outros dois municípios do estado que têm candidatura única para a Prefeitura. O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) indeferiu, na última terça-feira (24/09), as candidaturas de Luzia Saldanha (PSDB) e Francijaime Pinheiro (Republicanos), restando apenas Marcos Cunha (PSB) com candidatura aprovada.
Essa decisão ocorreu após a análise de recursos eleitorais, o que colocou Jaguaretama em uma situação atípica. Casos semelhantes acontecem em Mucambo e São João do Jaguaribe, onde apenas um candidato foi registrado.
Apesar das impugnações, os nomes de Saldanha e Pinheiro ainda estarão nas urnas no próximo dia 6 de outubro, já que ambos recorreram das decisões ao próprio TRE-CE. Com isso, podem, eventualmente, recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Luzia Saldanha
Luzia Saldanha teve sua candidatura impugnada após recurso apresentado por Marcos Cunha, seu adversário na disputa. A decisão foi baseada em uma condenação por improbidade administrativa durante sua gestão na Prefeitura de Jaguaretama. Segundo o voto do relator Luciano Nunes Maia Freire, Luzia foi responsável por atos que configuram enriquecimento ilícito de terceiros, dano ao erário e dolo.
A sentença que inicialmente deferia a candidatura foi reformada por unanimidade pelos desembargadores do TRE-CE. Mesmo com o revés, Luzia afirmou nas redes sociais que está sendo perseguida pelos opositores e prometeu apresentar novos recursos para tentar evitar que Jaguaretama tenha uma candidatura única.
Francijaime Pinheiro
No caso de Francijaime Pinheiro, a Justiça Eleitoral entendeu que o prazo de inelegibilidade de oito anos decorrente de uma condenação por crime contra a administração pública ainda não havia terminado. A defesa argumentou que esse prazo teria encerrado em maio de 2023, mas o relator do processo, Luciano Nunes Maia Freire, discordou, afirmando que a inelegibilidade se estende até 2030.
Todos os desembargadores seguiram o voto do relator, negando o recurso de Francijaime. Até o momento, o candidato não se pronunciou sobre o assunto.
Casos semelhantes
Em outros dois municípios cearenses, Mucambo e São João do Jaguaribe, apenas um candidato se inscreveu para as eleições deste ano. Em São João do Jaguaribe, o atual prefeito Raimundo César (PSD) concorre à reeleição, tendo Dalenio Augusto (PSD) como vice, repetindo a chapa de 2020.
Já em Mucambo, o único nome na disputa é Elenilson José da Conceição, o Elenilson Queijeiro (PSB), com Tarcisio Regis (PT) como vice. Ambos são apoiados pelo atual prefeito Francisco das Chagas, conhecido como Canarinho.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.