Nesta quinta-feira (26/09), o Ministério Público do Ceará (MPCE), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), deflagrou a Operação Springfield. A ação visa à execução de um mandado de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão contra três suspeitos de comandar uma facção criminosa que atua em Fortaleza e Região Metropolitana. Com o apoio do Departamento Técnico Operacional (DTO) da Polícia Civil, os mandados foram cumpridos após decisão judicial.
A operação foi desencadeada a partir de uma denúncia apresentada pelo GAECO à Vara de Delitos de Organizações Criminosas. As investigações tiveram início com a análise de dados extraídos de celulares apreendidos em agosto de 2018, na Unidade Prisional Professor José Jucá Neto, em Itaitinga. Informações contidas em dois desses aparelhos revelaram detalhes sobre lideranças e atividades estratégicas de uma facção criminosa armada, envolvida no tráfico de drogas no Ceará.
Entre os alvos da operação está um indivíduo com papel de liderança dentro da organização, sendo responsável pela administração dos interesses da facção e pelo acompanhamento das atividades dos membros que estão em liberdade. Ele também seria o encarregado de garantir o cumprimento das ordens e diretrizes da facção, além de atuar como um dos administradores de grupos de WhatsApp utilizados para coordenar as ações da organização criminosa.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.