A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Mais duas cidades do Ceará estão sob situação de emergência

Os municípios oficializaram a situação de emergência no mês de fevereiro. Além de Paramoti, Araripe, no Cariri, integra a lista - (Foto: Elson Silva)
Os municípios oficializaram a situação de emergência no mês de fevereiro. Além de Paramoti, Araripe, no Cariri, integra a lista – (Foto: Elson Silva)

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil atualizou o rol  dos municípios em situação de emergência. Na lista, mais duas cidades cearenses situadas no interior. Devido aos efeitos da estiagem, as cidades de Paramoti e Araripe ingressaram no grupo.

Há um mês, os gestores das duas cidades publicaram decretos que oficializaram a situação de emergência na Zona Rural dos municípios. Segundo o que consta nos documentos, a escassez das chuvas agravaram o abastecimento humano e afetaram negatividade as atividades produtoras de Araripe e Paramoti.

Além do apoio do Governo Federal, é válido informar que o reconhecimento de situação relatada permite que sejam dispensadas as licitações para a contratação de serviços que visem o combate à situação de calamidade pública.

Situação de emergência em outros municípios

A maioria das cidades do Ceará que estão enquadradas em situação de emergência enfrentam dificuldades pela questão da seca e da estiagem. No entanto, municípios como Santa Quitéria podem estar em breve na lista por conta dos efeitos das fortes chuvas. Em fevereiro deste ano, por exemplo, a cidade recebeu o triplo do volume esperado para o segundo mês do ano.

Também no mesmo mês, a Defesa Civil Nacional anunciou o reconhecimento do mesmo cenário em Aiuaba, Salitre, Itatira e Quixeramobim. Com o reconhecimento, as cidades afetadas estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil. Isso inclui assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais.

Situação no Brasil

Nos estados de Pernambuco, Bahia, Paraíba, Sergipe, Espírito Santo, Rondônia e Roraima, alguns municípios enfrentam estiagem. Enquanto isso, no Piauí há a presença de seca.

Em contrapartida, no Rio Grande do Sul as cidades foram atingidas por chuvas intensas. No Amapá, a realidade se trata da situação de emergência por doenças infecciosas virais. Segundo o Ministério da Saúde, são 195 casos num município de quase 13 mil habitantes.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir