A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

MPCE recomenda exoneração de servidores por nepotismo em Mombaça

Nesta segunda-feira (23/09), a Promotoria de Justiça de Mombaça fez uma recomendação ao prefeito e candidato à reeleição Orlando Benevides Cavalcante Filho (Republicanos). O órgão solicita que, em um prazo de até 15 dias, o prefeito exonere Júlio Cezar Sidrão de Alencar, tio de sua esposa, e Beatriz Ferreira Gomes, sua concunhada. Os dois ocupam cargos de confiança na administração municipal.

A recomendação surge após o Ministério Público do Ceará (MPCE) descobrir que parentes em terceiro grau do prefeito foram designados para ocupar cargos comissionados nas secretarias de Agricultura e Educação, onde atuam desde janeiro e junho de 2021, respectivamente. Essa situação configura nepotismo, infringindo os princípios de igualdade e impessoalidade estabelecidos pela legislação vigente. A manutenção dessas nomeações pode resultar em ato de improbidade administrativa.

MPCE recomenda exoneração de servidores por nepotismo em Mombaça
Foto: Reprodução/Sindicato dos Médicos do Ceará

Em resposta a essa situação, o órgão orienta a Prefeitura de Mombaça a implementar uma nova exigência. Antes da posse, todos os nomeados para cargos comissionados devem declarar, por escrito, que não possuem vínculo familiar até o terceiro grau com o prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, chefes de gabinete, vereadores, e presidentes ou dirigentes de autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações públicas municipais.

Essa recomendação se estende também aos demais ocupantes de posições de direção, chefia ou assessoramento na administração municipal, tanto direta quanto indireta.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir