A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Casos suspeitos de hepatite aguda por causa desconhecida em crianças estão em monitoramento no Ceará

Cinco casos de hepatite aguda por causa desconhecida em crianças estão em monitoramento no Ceará. Um outro caso havia sido classificado como suspeito, mas foi descartado pela Secretaria de Saúde (Sesa).

No Estado ainda existem casos clinicamente compatíveis, sem identificação de vínculo epidemiológico ou confirmação laboratorial. Em casos como esses os pacientes são submetidos a exames para analisar a possibilidade de outras doenças, como Dengue, Chikungunya e Covid-19.

Foto: Science Photo Library/AFP

Especialistas explicam que os casos registrados no mundo até agora são em sua maioria em crianças abaixo de cinco anos de idade e o transplante é necessário em algumas situações. Segundo os profissionais, é fundamental que o mundo todo permaneça atento, pois alguns casos se manifestaram de forma mais grave resultando, inclusive, em óbitos. Porém, muito pouco ainda se sabe sobre essa doença.

De acordo com a Sesa, há três estágios do diagnóstico: primeiramente o caso é tratado como suspeito; em seguida, evolui para “provável”, que é quando há compatibilidade com a doença, mas não tem confirmação laboratorial; a última etapa é a da confirmação mediante a comprovação do exame.

 

O que é a hepatite?

A hepatite se trata de uma inflamação no fígado causada por alguns vírus, uso prolongado de medicamentos e bebidas alcóolicas. Entre os principais sintomas estão febre, pele e olhos amarelados, dores musculares, diarreia e vômito.

Geralmente o quadro infeccioso é benigno e dura algumas semanas podendo se estender até por meses. Para o tratamento é necessário repouso, hidratação e ingestão de medicamentos de acordo com a recomendação médica.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir