A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Mais da metade dos leitos de UTI abertos na pandemia permanecem ativos no Ceará

Apesar da diminuição dos casos de Covid-19, 62,1% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) permanecem ativos no Ceará. Segundo o Governo do Estado, os equipamentos estão sendo utilizados para o tratamento de outras doenças.

Foto: Leandro Cipriano/SES

Entre os serviços ofertados pelas UTI’s estão as cirurgias eletivas, que foram retomadas em fevereiro deste ano. Atualmente, dos 1.347 leitos criados durante a pandemia, 837 estão em funcionamento em 20 municípios cearenses.

Conforme explica o secretário de Saúde do Ceará, Marcos Gadelha, o projeto de ampliação das UTI’s já estava em pauta no Governo, mas foi acelerado devido a urgência no pico da pandemia. Ainda segundo o titular da pasta, essa descentralização permite que atendimentos mais complexos possam ser feitos também nessas unidades, evitando a transferência para a Capital.

“Gerou espaços de trabalho para os profissionais de saúde com a abertura desses leitos. Nós temos uma perspectiva maior, inclusive com o hospital universitário que vai ser inaugurado entre dezembro e janeiro, que irá gerar mais mercado de trabalho, mais leito de cirurgia eletiva, mais internamentos clínicos”, afirma.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir