A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Operação desarticula esquema de resgate de detentos em Fortaleza

No último sábado (28/09), duas mulheres foram presas enquanto tentavam realizar visitas a internos na Unidade Prisional Itaitinga 4. De acordo com informações da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), elas tinham mandados de prisão em aberto, que foram emitidos no decorrer de uma operação policial.

A ação cumpriu um total de dez mandados de busca e apreensão, além de cinco mandados de prisão, todos autorizados pelo Poder Judiciário do Ceará. A operação foi organizada para combater uma facção criminosa envolvida em financiar pessoas externas com o intuito de coordenar protestos e manifestações, com o objetivo de desestabilizar a gestão prisional no estado.

Operação desarticula esquema de resgate de detentos em Fortaleza
Foto: Natinho Rodrigues/Sistema Verdes Mares

As suspeitas também são investigadas por participarem de um esquema que visava resgatar detentos vinculados à facção em diversas unidades prisionais do Ceará. Ambas estavam sendo monitoradas pela Coordenadoria de Inteligência da SAP.

Operação Defcon 4

Essa operação atual é parte dos desdobramentos da Operação Defcon 4, realizada em 28 de novembro de 2023, que revelou uma ampla articulação criminosa voltada a realizar ataques contra o sistema prisional cearense. Entre as ações descobertas estão o planejamento de fugas em presídios, além de outras atividades que comprometem a ordem pública. O objetivo central da Operação Defcon 3, fase atual da investigação, é interromper as atividades da facção, apreender materiais que auxiliem nas investigações e enfraquecer suas ações tanto dentro quanto fora dos presídios.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir