PUBLICIDADE

Ordem de Serviço para supervisão das obras do Cinturão das Águas é assinada

Foto: CE/GOV

A Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) assinou, na manhã da última quinta-feira (13), uma Ordem de Serviço para o início dos serviços de supervisão das obras dos lotes 03 e 04 do Cinturão das Águas do Ceará (CAC). O contrato, no valor de R$ 7 milhões, foi firmado com a empresa Magna Engenharia Ltda, que terá um prazo de execução de 12 meses.

Detalhes dos Lotes

Lote 03: Abrange os municípios de Barbalha e Crato, com uma extensão de 34,23 km, já o Lote 04, Abrange os municípios de Crato e Nova Olinda, com 31,56 km de extensão. Os dois lotes fazem parte do Trecho 1 da obra, que já se encontra com mais de 81% de execução.

De acordo com o secretário dos Recursos Hídricos, Fernando Santana, a supervisão das obras pela empresa licitada irá gerar entre 40 e 50 empregos diretos na região do Cariri. “Estamos fazendo um esforço para que essas obras terminem o quanto antes”, afirmou o secretário.

Foto: CE/GOV

Sobre o Cinturão das Águas do Ceará (CAC)

O CAC foi concebido para ampliar a captação e distribuição das águas transpostas pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) no território cearense. Atualmente, o Trecho 1 está em fase de finalização e conta com 145,3 km de extensão, incluindo canais a céu aberto, túneis e sifões.

O objetivo do projeto é conduzir a água da Barragem Jati (localizada no município de mesmo nome e pertencente ao Eixo Norte do PISF) até as nascentes do Rio Cariús, no município de Nova Olinda, dentro da região hidrográfica do Rio Salgado.

A região do Cariri, é a segunda região mais populosa e economicamente relevante do Estado do Ceará e enfrenta desafios hídricos devido à sobrecarga do Aquífero Missão Velha, que é a principal fonte de abastecimento local. O CAC contribuirá significativamente para a segurança hídrica da população, aumentando a disponibilidade de água para diferentes usos e beneficiando todos os municípios da bacia hidrográfica do Rio Salgado.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir