A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Pacientes de Ipu denunciam venda de vagas em filas de posto de saúde

De acordo com os moradores do distrito de Ingazeiras, os pacientes de Ipu têm sido prejudicados com a possível prática irregular - (Foto: Reprodução/Internet)
De acordo com os moradores do distrito de Ingazeiras, os pacientes de Ipu têm sido prejudicados com a possível prática irregular – (Foto: Reprodução/Internet)

De acordo com denúncias anônimas da população de Ipu, cidade localizada a 315km de Fortaleza, pacientes que utilizam equipamentos de saúde do município estão sendo vítimas de uma prática recorrente: a venda de vagas em filas de postos de saúde e demais equipamentos públicos.

O depoimento que chegou à REDE ANC veio de uma moradora do Distrito de Ingazeiras. Segundo o relato, algumas pessoas que não necessitam dos serviços prestados no equipamento chegam mais cedo, conseguem a ficha e depois oferecem o lugar em troca de uma quantia em dinheiro. 

Segundo a fonte, a reclamação se estende a outros distritos e comunidades de Ipu. Há, também, o relato das mesmas ocorrências na sede da cidade.

Pelas redes sociais, a Prefeitura de Ipu emitiu uma nota em conjunto com o Balcão da Cidadania. No material, o órgão deixa claro que a prática é proibida em todas as repartições públicas locais. 

“É proibido vender ou guardar lugar em filas de atendimento de repartições públicas. Essa prática é ilegal e configura crime, conforme previsto no código penal. O descumprimento desta recomendação poderá acarretar em medidas previstas em lei”.

É válido informar que os suspeitos de realizar esse tipo de tumulto podem ser enquadrados nos artigos 288 e 265 do Código Penal. Segundo os referidos artigos, a prática constitui atentado contra a segurança de serviços essenciais.

No ano de 2022, um grupo de pessoas passou a ser investigado pelas autoridades policiais do Distrito Federal. Na época, essas pessoas eram suspeitas de vender vagas para atendimento nos Centros de Referência e Assistência Social (Cras).

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir