A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Pescadores são resgatados após acidente em alto-mar

Os pescadores perderam toda a produção de quatro dias de trabalho. No entanto, os três profissionais não sofreram danos físicos - (Foto: Reprodução/Instagram)
Os pescadores perderam toda a produção de quatro dias de trabalho. No entanto, os três profissionais não sofreram danos físicos – (Foto: Reprodução/Instagram)

Pescadores da Praia de Caponga, no Litoral Leste do Ceará, sofreram “uma virada” na embarcação no retorno para a costa. De acordo com a informação da tripulação, a jangada virou por conta das  rajadas de vento que afetam a faixa litorânea do Estado nos primeiros dias de fevereiro.

A jangada contava com três pescadores. Os profissionais foram resgatados por outros colegas de profissão nesta segunda-feira (05/02). Segundo populares da comunidade pesqueira, a jangada tombou em uma parte do mar em que havia área telefônica. Os profissionais entraram em contato com o porto local e uma outra tripulação foi em busca do resgate. 

Apesar de terem perdido toda a produção de quatro dias de atividade, os pescadores não sofreram danos físicos. Os jangadeiros foram atendidos pela Colônia Z-10, entidade representante da categoria e que oferece o suporte necessário em casos como o que foi registrado. 

Ventos repentinos

É natural que a época de rajadas de vento afete todo o Litoral do Ceará a partir do mês de agosto e se estenda até novembro. Porém, há uma explicação científica para o fenômeno fora da época aguardada.

Na última semana, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos  (Funceme) registrou rajadas de mais de 60 km/h. O aumento repentino da velocidade dos ventos foi provocado por sistemas meteorológicos que formaram-se próximos ao norte do Nordeste. 

Este sistema é formado a partir de um conjunto de nuvens em forma de linha. Segundo a Funceme, o calor e a alta umidade dos últimos dias foram fatores que contribuíram para a instabilidade atmosférica.

O desequilíbrio desse sistema atmosférico proporcionou fortes rajadas próximo à região. Até o momento, as maiores rajadas foram registradas nos seguinte s municípios:

65,1 km/h – Sobral

60,8 km/h – Quixeramobim

54,7 km/h – Morada Nova

47,5 km/h – Jaguaruana

47,1 km/h – Fortaleza

Confira: 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir