A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Pesquisadores apontam origem de despejo de óleo que tem poluído praias do NE

De acordo com informações do Portal “O Globo”, estudos apontam que as mancahs que atingem o Litoral Nordestino partem de uma área que fica até 700km da costa brasileira, em uma faixa de latitude com centro na divisa entre Sergipe e Alagoas. A análise foi realizada por pesquisadores do Centro de Pós-graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ)que  determinaram, por meio de uma simulação de computador, o ponto de origem do despejo do óleo.

Conforme a matéria, Luiz Landau e Luiz Paulo Assad rodaram um modelo matemático de correntes marinhas no Atlântico e cruzaram os dados com o mapa de manchas de óleo encontradas na costa do Nordeste, a pedido da Marinha do Brasil.

A pesquisa mostrou que o centro da área apontada pelos cientistas fica fora da zona econômica exclusiva do Brasil, em águas internacionais. “A gente já encerrou essa parte da análise, que já foi entregue para a Marinha. Na semana que vem vamos começar a trabalhar em tentar entender como vai ser a dispersão do óleo daqui para frente”, disse Landau.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir