A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Privatização do Saae resulta em protestos no interior

Privatização do Saae resulta em protestos no interior
Foto: reprodução

Servidores públicos de Icó, a 365 km de Fortaleza, estão organizando um ato nesta quinta-feira (17/11) contra a privatização do Serviço Autonômo de Água e Esgoto (Saae). O protesto ocorre na Câmara Municipal, a partir das 18h, onde foi aprovada a lei que autoriza uma licitação para a concessão dos serviços públicos. A medida foi sancionada pela prefeita Laís Nunes (PDT).

“As experiências de privatização no saneamento e no mundo comprovam que tal medida sempre resulta em aumentos exorbitantes nas tarifas e queda na qualidade do serviço prestado”, afirma o Sindicato Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Ceará.

Atualmente, o Saae é responsável pelo abastecimento público de água potável e esgotamento sanitário no município. A privatização do serviço pode ser prolongada por até 30 anos após a a assinatura do contato, caso sejam contempladas as “metas progressivas e graduais de expansão dos serviços, de qualidade, de eficiência e de uso racional da água, da energia e de outros recursos naturais”, afirma o documento.

Uma das preocupações citadas pelos opositores da proposta é o possível aumento das taxas dos serviços prestados pelo Saae com a privatização. Segundo a lei sancionada pela gestora, as tarifas serão fixadas com base na proposta vencedora da licitação.

A Rede ANC tentou entrar em contato com a Prefeitura, mas não obteve resposta.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do FacebookInstagram Youtube.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir