A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Procissão das Sanfonas realça cultura nordestina em Canindé 

Atrelada à Missa dos Comunicadores, a Procissão das Sanfonas também é parte da programação da Festa de São Francisco das Chagas. Realizada em Canindé, a 120km de Fortaleza, o evento com a participação dos músicos acontece pela 7ª edição.

Na tarde deste sábado (30/09), com sanfonas, triângulos e zabumbas, os músicos percorreram as principais ruas da cidade até a Quadra da Gruta, momento em que foi celebrada a “Missa dos Comunicadores”.

De acordo com a organização, a ação é mais uma forma de valorizar o evento religioso através de símbolos e atividades que evidenciam a cultura do Nordeste.

Ao citar Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, Chico Carlôto, idealizador do procissão, declarou que o principal objetivo é reafirmar a cultura local. “Nossa intenção não é outra senão valorizar a nossa cultura. Cultura essa que é tão sofrida por ser invadida por outras culturas que não são as nossas. Luiz Gonzaga dizia: ‘a sanfona é o maior instrumento cultural do mundo’ “, enfatizou.

Dezenas de sanfoneiros pelas ruas da cidade em ato que une cultura e fé – (Foto: REDE ANC)

 

Para o comunicador Domingos Távora, que acompanha o evento desde o início, a procissão é uma forma inovadora de conectar homem à fé. “Além disso, a Procissão das Sanfonas é uma vitrine para divulgação da nossa cultura regional através do compromisso dos nossos músicos e sanfoneiros em participar deste importante momento”, afirmou.

Turpim Araújo, professor de acordeom e participante da procissão também relatou suas impressões sobre o evento. “Esse ano pode ser considerados como uma das maiores edições. A tendência, com a consolidação, é crescer essa tradição que propaga nossa cultura. Essa é a nossa forma de participar desses festejos na terra que é o berço da fé no Ceará”.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir