A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Programa Água Doce alcança mil sistemas de dessalinização no Brasil

Desde 2012, o Programa Água Doce (PAD) tem desempenhado um papel crucial no Ceará, assegurando o acesso a água de qualidade para o consumo humano. Agora, o programa atinge um marco significativo, com a instalação do seu milésimo sistema de dessalinização no país. Localizado em Chorozinho, a 69 km de Fortaleza, o equipamento beneficiará cerca de 25 famílias residentes no Assentamento Morros e Riacho Alegre.

Com aproximadamente 100 habitantes na região, o sistema dessalinizador possui um poço com vazão equivalente a 5.625 litros por hora. Com isso, o intuito é oferecer maior segurança hídrica e qualidade de vida aos moradores das comunidades.

Programa Água Doce alcança mil sistemas de dessalinização no Brasil
Foto: Ascom Secretaria de Recursos Hídricos

Para celebrar esse momento, coordenadores do PAD dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia, Piauí e Minas Gerais, juntamente com representantes do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), visitaram a região de Morros, onde o sistema foi instalado. Fernanda Ayres, Diretora de Recursos Hídricos e Revitalização de Bacias Hidrográficas do MIDR, ressaltou a importância desse marco.

“Estamos muito felizes com o marco da instalação do milésimo sistema de dessalinização no país. Temos certeza que esse sistema trará não apenas água de qualidade, mas também possibilidades de melhoria de vida para a comunidade, além de diminuir doenças provenientes do consumo de água de má qualidade”, comentou.

A instalação, avaliada em R$ 252 mil foi realizada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), com o apoio da Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará (SRH) em todo o processo.

Sobre o Programa

O Programa Água Doce (PAD) é uma iniciativa coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e a sociedade civil. Seu objetivo é estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano, por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas.

No Ceará, o PAD já implantou 253 sistemas de dessalinização em 44 municípios cearenses, beneficiando milhares de famílias com água potável. Outros 19 estão em fase de implantação.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir