A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Quais os municípios que já avaliam realização de Carnaval em 2022?

Seja no Litoral, Serra ou Sertão, o Ceará é um dos Estados mais procurados pelos turistas em diferentes épocas do ano. Essa movimentação recebe um aporte maior em datas festivas, como, por exemplo, o Carnaval. Com a suspensão das festas organizadas pelas Prefeituras dos municípios cearenses em 2021, devido à Covid-19, algumas cidades aproveitam o cenário de estabilidade do cenário pandêmico para estudarem a retomada do evento em 2022. 

Municípios como Aracati, Nova Russas, São Benedito, dentre outros, possuem tradição quando o assunto é a realização da festa em suas respectivas regiões. Dessa lista, alguns já possuem conversas avançadas com o Governo do Estado visando articular a melhor forma de retornar com o Carnaval já para o ano que vem.

Em São Benedito, a 320km de Fortaleza, a Prefeitura já se posicionou. De acordo com a gestão, a possibilidade da realização da festa se concretiza na medida em que avança a execução da imunização. Neste município, de acordo com dados da Secretaria de Saúde local, 90% da população já completou o processo de vacinação, seja com as duas doses ou com a dose única.

Outro município serrano que deve retomar a realização de festas carnavalescas em 2022 é Guaramiranga. A cidade, localizada a 105km da Capital Cearense, foi a primeira a ver 100% da população adulta cadastrada a se vacinar contra a Covid. A Prefeitura do município, que realizou o evento teste com o Festival de Jazz e Blues no dia 17 de setembro, já sinalizou que fica a depender dos avanços das flexibilizações em novos decretos publicados pelo Governo do Estado para repetir o evento em março do ano que vem.

No Litoral Leste, mais precisamente em Aracati, a 120km de Fortaleza, os organizadores do retorno do evento possuem conversas avançadas com as autoridades sanitárias já visando o esquema da realização das tradicionais festas de carnaval da cidade que repercutem até fora do país. 

Alguns municípios, embora observem que outras cidades se articulam para realização de Carnaval em 2022, ainda não se posicionaram ou até mesmo descartaram o festejo. Nova Russas, cidade que possui o Carnaval reconhecido como manifestação da cultura nacional,  ainda não confirmou se mantém articulações com as autoridades sanitárias e Governo do Estado visando retornar com o evento. Já Jijoca de Jericoacoara não deve seguir o rumo da retomada, já que o Carnaval ocorre dias antes do aniversário do município. A Prefeitura, por sua vez, deve optar por celebrar a segunda opção em dois dias de festa.

Repercussão

O assunto virou tema de debate entre os parlamentares cearenses. Nesta quinta-feira, 04 de novembro, o deputado estadual Apóstolo Luiz Henrique (Progressistas) apresentou um Projeto de Lei na Assembleia Legislativa do Ceará que visa proibir a realização do Carnaval 2022 em todo o Estado. O parlamentar usou a pandemia de Covid-19 como justificativa no projeto.

 

 

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir