A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Iguatu: retorno do cultivo de algodão pode alavancar economia do município

No município de Iguatu (a 360km de Fortaleza) está em fase de teste o projeto piloto que visa a volta do ouro branco através do plantio do algodão. Na localidade de Santa Clara, por exemplo, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Agricultura e Pecuária, preparou 17 hectares terras para o plantio.

A expectativa é de uma produção de 380 a 400 arroubas de algodão por hectare. No dia 4 de março, o prefeito Ednaldo Lavor juntamente com o Secretário de Agricultura, Edmilsom Rodrigues, visitou a propriedade do produtor Raimundo Procópio onde tem existe uma área beneficiada com o projeto piloto.

“É assim que a nossa administração está fazendo para facilitar a vida dos agricultores”, disse o prefeito ressaltando a iniciativa que contempla a categoria.

Com a chegada do bicudo [inseto que atua como praga na plantação], no início da década de 1980, começou a ocorrer a redução do cultivo, que se tornou inviável economicamente. Aliado à praga houve mudança na modalidade de crédito rural, nas taxas de juros, e queda do preço do algodão no mercado internacional.

Vale destacar que durante décadas até a chegada do bicudo, o algodão foi a maior fonte de renda de Iguatu e região. É neste ponto que se encontra a suma importância do retorno ao incentivo desta cultura no município, podendo voltar a ser uma forte ferramente que impulsione a economia local.

Os detalhes do assunto foram levados ao programa “A Notícia do Ceará” pela correspondente Lucinete Alves.

 

Ouça:

 

,

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir