Elaborado desde 1994, um levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar revela os deputados mais influentes da Câmara. Na edição deste ano, a lista conta com seis parlamentares que representam o Ceará. É válido ressaltar que o ranking considera os 513 deputados federais e 81 senadores em mandato no mês de junho. O estudo leva alguns requisitos em consideração. Entre eles, a capacidade de conduzir debates, negociações, votações e articulações.
Confira o nome dos seis deputados do Ceará elencados por ordem alfabética:
André Figueiredo (PDT);
Danilo Forte (União Brasil;
Eduardo Bismarck (PDT);
Eunício Oliveira (MDB);
José Guimarães (PT);
Luiz Gastão (PSD).
O deputado Danilo Forte repercutiu o destaque. Ele, que foi relator da Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2024, também preside a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Casa. O deputado federal afirmou que o reconhecimento é fruto do trabalho parlamentar que ele exerce em Brasília e no Ceará.
“Uma grande satisfação saber que o nosso trabalho está sendo valorizado. Tenho isso como uma motivação a mais para atuarmos de forma contundente tanto em Brasília como no Ceará. É uma forma de usarmos ferramentas para contribuir para o bem daqueles que estamos representando aqui”, enfatizou.
Quem também repercutiu o assunto foi o deputado André Figueiredo, que também consta na lista de destaque. “Tivemos a alegria de estar, pela 14ª vez consecutiva, na lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Dedico esse prêmio ao povo do Ceará que confia no nosso trabalho”, declarou.
A repercussão da lista também foi mencionada por lideranças no Ceará. Deputado estadual, Daniel Oliveira parabenizou Eunício e o definiu com um dos principais nomes do Ceará na Câmara. “Um merecido reconhecimento a este que é um dos maiores políticos do Ceará e do país. Um representante de luta e força, que tem dedicado sua vida ao desenvolvimento do nosso Estado e em defesa do povo cearense. Eunício Oliveira, nosso presidente do MDB Ceará, a quem tenho a honra de chamar de líder”, afirmou.