A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Um a cada 4 brasileiros não tomariam vacina da dengue, afirma estudo

Uma pesquisa realizada pela Quaest revelou que 26% dos brasileiros não têm a intenção de tomar a vacina contra a dengue. O estudo, encomendado pela Genial Investimentos e divulgado neste domingo (10/03), ouviu 2 mil pessoas em 120 municípios brasileiros entre os dias 25 e 27 de fevereiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Os resultados indicam que 67% dos entrevistados planejam procurar os postos de vacinação em busca do imunizante, enquanto 5% ainda não decidiram se irão se vacinar ou não. Outros 3% não souberam ou não responderam à pesquisa.

Um a cada 4 brasileiros não tomariam vacina da dengue
Foto: José Cruz/Agência Brasil

A pesquisa também analisou as tendências regionais, observando que a maior proporção de pessoas que não pretendem tomar a vacina está concentrada no Sul do país, com 34%. Em seguida, aparece o Sudeste (26%) seguido pelo Centro-Oeste/Norte (24%) e Nordeste (23%). Em relação à faixa etária, o grupo de 35 a 59 anos representa a maior porcentagem dos que se recusam a se vacinar, totalizando 29%, seguido por 24% entre 16 e 34 anos, e 23% para aqueles com 60 anos ou mais.

Quanto à responsabilidade pelo controle da disseminação da dengue, 51% atribuem essa tarefa às prefeituras, 22% ao Governo Federal e 22% a ambos os governos. Nesse contexto de combate à doença, a segurança das vacinas foi destacada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, que ressaltou a eficácia e a baixa incidência de eventos adversos, com apenas 16 casos de reações alérgicas graves em 365 mil doses aplicadas desde 2023.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir