PUBLICIDADE

Brasil lidera ranking de possíveis casos de dengue

Atualmente, o Brasil possui mais de 3 milhões de casos confirmados de dengue em meio aos 6,3 milhões de suspeitos. O número faz com que o país lidere o ranking de notificações da arbovirose neste ano. Segundo os dados, há uma diferença considerável entre casos prováveis entre o primeiro e o segundo lugar, que é ocupado pela Argentina que possui 420 mil casos suspeitos. As informações foram levantadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo a OMS, já são 7,6 milhões de casos prováveis no mundo. Desse quantitativo, 3,4 milhões já foram confirmados em laboratório. Em se tratando de óbitos decorrentes da doença, o número já passa das 3 mil.

Brasil lidera ranking de possíveis casos de dengue
Foto: Soumyabrata Roy

Aqui no Ceará, já são 5.968 casos confirmados em meio aos 11.274 suspeitos, conforme o IntegraSUS. Desse total, são nove casos graves, quatro óbitos em investigação e uma morte confirmada por dengue.

O município que mais se destaca é Brejo Santo, com 1.909 casos confirmados em meio aos 2.439 notificados. Em seguida, aparece Fortaleza com 1.147 casos confirmados diante de 6.741 notificações. Apesar dos números, o único município que registrou vítima fatal foi Barroquinha.

Como ressalta a OMS, o aumento de casos da doença foi significativo nos últimos cinco anos, principalmente na região das Américas. Nesse território, foram detectados os quatro sorotipos da dengue este ano, com circulação simultânea em, ao menos, seis países. São eles: Brasil, Costa Rica, Guatemala, Honduras, México e Panamá.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir