PUBLICIDADE

Brejo Santo: aprovados em concurso municipal reivindicam convocação

Foto: Reprodução/Francelio Cardoso/Prefeitura de Brejo Santo

Profissionais aprovados no concurso público do magistério da Prefeitura de Brejo Santo, homologado no último dia  2 de setembro de 2025, estão reivindicando a convocação imediata para assumir os cargos. O grupo defende a substituição dos contratados temporários pelos concursados e pede ainda que não sejam realizados novos processos seletivos enquanto os aprovados aguardam chamada.

O movimento também cobra da gestão municipal a divulgação de um cronograma oficial de convocações. O caso, está sendo acompanhado pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), que solicitou à prefeitura informações sobre os prazos de nomeação e justificativas para a manutenção de contratos temporários, além de questionar a abertura de processo seletivo simplificado para as mesmas funções previstas no concurso.

Em nota, a administração informou que a convocação em larga escala só ocorrerá ao final do semestre letivo, com o argumento de evitar prejuízos pedagógicos aos estudantes, especialmente em avaliações externas como SAEB e SPAECE. Até lá, a gestão admite realizar convocações pontuais para suprir demandas emergenciais, assegurando que a substituição completa dos temporários pelos aprovados será feita após a conclusão do período letivo.

“Isto porque, deve-se ter como objetivo primordial a continuidade das atividades pedagógicas de modo a não causar impactos diretos aos alunos, que possam comprometer, ainda, os índices qualitativos do ensino-aprendizagem por avaliações externas, que influenciam principalmente o repasse dos recursos, diga-se de passagem, e fundamentais à manutenção da rede municipal de ensino e educação de qualidade”, informou em um trecho enviado ao MPCE.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir