PUBLICIDADE

Escola de Cinema do Sertão retoma atividades em Quixadá

A Escola de Cinema do Sertão retoma, neste mês de setembro de 2025, suas formações presenciais em Quixadá, no Sertão Central do Ceará. Criado em 2012, o projeto já capacitou mais de 900 jovens e produziu 24 curtas-metragens premiados em festivais nacionais e internacionais.

Foto: Reprodução

O retorno será marcado pelo Curso de Roteiro Documentário, que terá carga horária de 30 horas e será ministrado pela roteirista e pesquisadora Sara Benvenuto, com experiência em festivais como o de Brasília e o Cine Ceará. A formação vai abordar técnicas de escrita audiovisual, criação de personagens e estrutura narrativa, incentivando criatividade e pensamento crítico nos participantes. As inscrições são gratuitas, abertas ao público a partir de 16 anos e podem ser feitas online.

Além de roteiro, os cursos oferecidos pela Escola contemplam etapas fundamentais da produção cinematográfica, como direção, captação de som e imagem, produção e edição. A proposta é promover uma imersão prática no audiovisual, valorizando temas ligados à cidadania, meio ambiente, patrimônio, cultura popular e comunidades quilombolas.

Idealizada pelo Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente, a iniciativa tem realização do Governo do Ceará, por meio da Secult, e do Governo Federal, via Ministério da Cultura, dentro da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). A produção é da Assum Preto Produções, com apoio da Biblioteca Municipal de Quixadá e da Casa de Saberes Cego Aderaldo, fortalecendo a rede cultural do Sertão Central.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir