PUBLICIDADE

Data center da Etice atrai grandes provedores e busca certificação internacional

Foto: Reprodução

Netflix, TikTok, Google, Globo, Amazon, Microsoft e Meta estão entre os 896 fornecedores de conteúdo digital conectados ao Ponto de Troca de Tráfego da Internet no Brasil (IX.br), instalado no data center da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice). Essas grandes companhias, assim como provedores de internet e operadoras, estão integradas a essa infraestrutura da governança da Internet no Brasil, que possibilita a troca de tráfego entre diferentes redes sem a necessidade de passar por servidores internacionais. Isso torna a internet mais veloz, econômica e eficiente para os usuários brasileiros.

O funcionamento ocorre da seguinte forma: como a Etice está conectada ao IX.br Fortaleza, a troca de tráfego local entre provedores, empresas e usuários acontece de maneira direta na capital, com diminuição da latência e melhoria da velocidade. Beneficiado pela localização geográfica de Fortaleza, polo de atração de data centers internacionais por ser ponto de entrada e saída de cabos submarinos que conectam o Brasil a outros continentes, o data center da Etice é o segundo maior ponto de interconexão de internet do país, atrás apenas de São Paulo.

Por meio da rede de fibra óptica, o data center da Etice interliga Fortaleza ao restante do Brasil. O acesso a sites e serviços internacionais ocorre via cabos submarinos, sendo direcionado à internet global com alta velocidade e segurança. Para ampliar essas vantagens estratégicas, a Etice planeja expandir o data center com foco na modernização da infraestrutura, tecnologia e na obtenção da certificação na linha Tier, do Uptime Institute, que classifica as instalações quanto à confiabilidade, redundância e disponibilidade. A certificação internacional representa um diferencial competitivo, além de gerar credibilidade e eficiência operacional.

Com fornecimento estável de energia elétrica e sistemas de refrigeração, o data center da Etice abriga os equipamentos utilizados na estrutura do Cinturão Digital do Ceará (CDC). Com 139 municípios conectados e 5.921 km de extensão, o CDC é uma das maiores redes públicas de fibra óptica do país, garantindo a comunicação entre os órgãos do governo estadual, além de oferecer acesso à internet e suporte a diversos projetos e iniciativas públicas.

Por ser o segundo maior ponto de troca de tráfego de dados do Brasil, o Observatório Nacional escolheu o data center da Etice para instalar o relógio atômico de césio, responsável por estabelecer a referência primária de tempo. O equipamento oferece precisão superior à do GPS e opera de forma independente de satélites estrangeiros, assegurando maior segurança e soberania às transações financeiras, comerciais, blockchain, redes 5G e sistemas críticos. O serviço será disponibilizado gratuitamente por meio dos endereços ntp.ce.ix.br (em breve no ar) e permanecerá redundante com os demais pontos do NTP.br.

Transformação digital

A infraestrutura de comunicação viabiliza o acesso a aplicações e serviços comercializados pela Etice, nuvem, backup, identificação biométrica, videomonitoramento, entre outros. Além de reforçar a conectividade, impulsiona a transformação digital em todo o estado.

Alojados no data center da Etice, são acessados de forma ágil e segura 1.534 conteúdos e serviços ofertados pelo Ceará Digital, programa do governo do estado disponibilizado em 19 áreas de interesse público. Em 16 de dezembro de 2025, os serviços mais acessados foram as consultas ao Vale Gás Social, o cadastro de revendedores do Modo Fiscal Eletrônico e a Carteira de Identidade Nacional (CIN).

Outro serviço disponibilizado pela infraestrutura é o Ceará Conectado, programa do Governo do Estado do Ceará que tem como objetivo oferecer internet gratuita e de alta velocidade em espaços públicos de todos os municípios cearenses. A iniciativa, que promove a inclusão digital e a democratização do acesso à informação, atende 137 municípios, por meio de parceria entre o Governo do Estado e as Prefeituras Municipais.

Também está instalado no data center o serviço de telefonia VoIP (Voz sobre IP), que utiliza a infraestrutura do Cinturão Digital do Ceará para fornecer comunicação integrada entre os órgãos do Governo do Estado e também com telefones externos. O serviço garante alta qualidade nas comunicações e gera economia aos cofres públicos, ao reduzir significativamente os custos com ligações externas.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir