Fortaleza registrou, nesta quinta-feira (5), a menor temperatura do ano até o momento, com os termômetros marcando 22 °C. O dia também foi de chuva intensa na capital: entre 7h de quarta-feira (4) e 7h desta quinta, o acumulado chegou a 75,3 milímetros, conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
De acordo com a Funceme, a última vez em que Fortaleza havia registrado temperaturas mais baixas em 2026 foi no dia 27 de janeiro, quando a mínima foi de 23 °C. O cenário é resultado da intensificação das instabilidades atmosféricas que atuam sobre o estado.

Além da capital, outros municípios cearenses também tiveram temperaturas mínimas significativas nesta quinta-feira. As menores registradas até o momento foram:
Menores temperaturas no Ceará
- Aiuaba: 18,9 °C
- São Benedito: 19,7 °C
- Poranga: 20,2 °C
- Parambu: 20,8 °C
- Araripe: 21,1 °C
Diante das condições meteorológicas, a Defesa Civil de Fortaleza emitiu, nas primeiras horas da manhã, um aviso de previsão moderada para chuvas intensas até o meio-dia. O alerta, enviado por SMS, orienta a população a se abrigar e destaca o risco de alagamentos e incidência de raios.
Segundo a Funceme, mais de 100 municípios do Ceará registraram precipitações no período. Fortaleza e todo o estado permanecem sob aviso de “perigo potencial” até esta sexta-feira (6), conforme boletim divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta amarelo prevê chuvas de até 50 milímetros por dia, além de ventos que podem variar entre 40 e 60 km/h.
A instabilidade também foi marcada por intensa atividade elétrica. Durante a madrugada, raios, relâmpagos e trovões foram registrados em Fortaleza. De acordo com o Sistema de Monitoramento e Alerta da Enel Distribuição Ceará, 35 descargas atmosféricas atingiram o solo na capital.
No acumulado estadual, cerca de 15 mil raios foram contabilizados entre a quarta-feira (4) e a manhã desta quinta-feira (5). As cidades com maior número de descargas elétricas foram:
Municípios com maior incidência de raios
- Santa Quitéria: 1.580
- Araripe: 1.520
- Solonópole: 1.211
- Canindé: 1.015
- Parambu: 1.001

