PUBLICIDADE

No Ceará, mais de 9 mil profissionais da Segurança Pública irão atuar na operação Carnaval 2026

A operação Carnaval 2026 vai priorizar cem municípios no Ceará, a exemplo de cidades de alta movimentação com as situados na região litorânea - (Foto: Reprodução)
A operação Carnaval 2026 vai priorizar cem municípios no Ceará, a exemplo de cidades de alta movimentação com as situados na região litorânea – (Foto: Reprodução)

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), acompanhou, nesta sexta-feira (13/02), a saída de 772 policiais e bombeiros militares para a Operação Carnaval 2026. A ação vai contemplar 100 municípios ao longo dos cinco dias de feriado, tendo como objetivo reforçar a segurança de foliões e moradores durante o período. Em discurso realizado no evento, o governador ressaltou a importância desse planejamento de segurança e reforçou orientações para os foliões que escolherão o Ceará como destino nesta data festiva.

“Enquanto muitos estarão brincando, os nossos policiais estarão trabalhando. Estamos com 9.380 homens e mulheres que buscarão garantir segurança pública onde tem festa ou celebração religiosa. Iremos priorizar cem municípios cearenses que possuem uma maior movimentação nesse período, justamente para garantir a condição que o nosso povo merece”, destacou.

A operação contará com ações preventivas em áreas de grande concentração de público, policiamento em pontos turísticos e fiscalização do cumprimento das leis de trânsito. O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, destacou que o planejamento construído com o auxílio do setor de inteligência frisou como objetivo reduzir acidentes e crimes durante os festejos.

“No primeiro momento, 100 cidades receberam esse aporte, mas isso não significa que os outros 84 (municípios) não têm, é o serviço ordinário reforçado. Serão 2.300 profissionais atuando em Fortaleza e os demais distribuídos para as outras regiões do Ceará”, detalhou Roberto Sá.

Operação Carnaval 2026 – proteção à mulher

Elmano de Freitas também reforçou ações específicas para garantir a segurança das mulheres. A SSPDS, em parceria com a Secretaria das Mulheres, vai disponibilizar serviços na Tenda Lilás em Paracuru, Aracati e São Benedito, cidades onde estão previstas as maiores movimentações durante o período.

Os equipamentos vão funcionar de 17h às 5h, com serviço de acolhimento a mulheres, atendimento psicossocial e suporte da polícias Civil e Militar. Além disso, os espaços também estarão atendendo no recebimento de denúncias; distribuição de materiais informativos com orientações sobre combate à violência contra mulher.

Durante o acompanhamento do envio das tropas para a Operação Carnaval 2026, o governador Elmano de Freitas também realizou a entrega de 20 novas viaturas para o Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur). 

As viaturas modelo SUV, e que possuem sete lugares e tração 4×4, irão reforçar a segurança em regiões turísticas de todo o Ceará. Segundo o gestor, de 2023 até a presente data , já foram 1.127 novas viaturas foram entregues. O BPTur atua de forma especializada, com equipes treinadas para prestar orientações, realizar abordagens preventivas e dar suporte rápido em situações de emergência.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir