Nesta sexta-feira (27/09), será possível ver no céu do Ceará a passagem do cometa C/2023 A3, apelidado de “Cometa do Século”. Ao longo dos dias, será progressivamente mais fácil de ser visto, especialmente com o auxílio de telescópios e binóculos. Em outubro, poderá ser observado a olho nu.
No momento, o cometa ainda está bastante próximo do Sol, o que dificulta sua visualização, principalmente sem equipamentos. Porém, à medida que ele se aproxima da Terra, as condições para observá-lo melhorarão.
Conforme o fenômeno se aproxima, sua visibilidade também mudará. Nas semanas iniciais, ele poderá ser visto pela manhã, antes do amanhecer. No entanto, ao final de setembro, o cometa será melhor apreciado no início da noite. Confira as janelas importantes de observação:
- Em 27 de setembro, o cometa alcançará uma posição tão próxima ao Sol que sua visualização será praticamente impossível até os dias 2 e 3 de outubro.
- Entre 2 e 3 de outubro, o cometa começará a aparecer no horizonte ao anoitecer, tornando-se cada vez mais brilhante e elevado no céu, possibilitando que seja observado a olho nu.
O pico de luminosidade será em 12 de outubro, quando poderá ser visto sem equipamentos em condições ideais.
Recomendações
O período ideal para observar o cometa começou em 15 de setembro, quando ele se tornou visível ao amanhecer. A fase de maior brilho, entretanto, será entre os dias 3 e 12 de outubro, quando o cometa poderá ser observado logo após o pôr do sol, na direção oeste.
Durante esse período, será essencial evitar áreas urbanas com alta poluição luminosa, optando por locais mais afastados. Por exemplo, zonas costeiras ou o interior, onde o céu é mais escuro.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.