A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Em visita a Iguatu, Lula garante conclusão da Transnordestina até 2026

De acordo com o presidente Lula, a Transnordestina simboliza uma importante obra para o desenvolvimento econômico do Ceará - (Foto: Reprodução/Governo Federal)
De acordo com o presidente Lula, a Transnordestina simboliza uma importante obra para o desenvolvimento econômico do Ceará – (Foto: Reprodução/Governo Federal)

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, cumpriu agenda no Ceará nesta sexta-feira (05/04). Na ocasião, Lula se fez presente no Centro-Sul do Estado, no município de Iguatu. Na oportunidade, o presidente participou da solenidade de assinatura da ordem de serviço da construção  do ramal do Salgado.

Definida pelo presidente como uma importante obra hídrica, o ramal vai conduzir as águas do Canal da Integração para o Açude Castanhão. A medida deve fortalecer o abastecimento de água em Fortaleza e municípios da Região Metropolitana. 

De acordo com Lula, todos os acordos firmados que contam com a contribuição do Governo Federal serão cumpridos com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento do Ceará. O presidente da República comentou, ainda, sobre a relevância de outras obras que estão em andamento no Estado, a exemplo da Ferrovia Transnordestina. 

No evento, Elmano de Freitas, governador do Ceará, enalteceu a parceria com o Governo Federal para a entrega de importantes realizações que devem impactar positivamente setores prioritários do Ceará.

“Com esse ramal do Salgado, a água vai percorrer 150 km a menos. Se hoje é 10 mil litros por segundo, vão ser 20 mil litros para levar o recurso para o povo do Ceará, que está precisando. Isso só está sendo possível porque o povo do Ceará, com muita gratidão e humildade no coração, recolocou na presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva”, destacou.

Lula na Transnordestina

Ao lado das autoridades presentes em Iguatu, Lula visitou as obras em andamento na Ferrovia Transnordestina. No contexto, Lula afirmou que a obra em questão precisa ser concluída para que o resultado impacte no desenvolvimento econômico do Ceará.

“Não vamos permitir que falte recurso para terminarmos essa ferrovia. Ela é importante para termos um sistema intermodal que transporte gente, transporte carga e barateie as coisas para o nosso povo”, destacou.

Com a conclusão da obra da ferrovia, o governador Elmano de Freitas prevê uma maior geração de emprego e renda para boa parte da população cearense que reside em regiões que são cortadas pela Transnordestina.

“Estamos sonhando com essa obra da Transnordestina tentando realizá-la desde 2006. De lá para cá muita coisa mudou e o Ceará se transformou em um dos maiores polos calçadistas de todo o Brasil. Quem passa pelo Cariri, Sertão Central e Vale do Jaguaribe, vê a quantidade de empregos que temos no setor de calçados. Esse trem vai pegar os calçados para levar até o Porto do Pecém e contribuir com a exportação desses produtos”, avaliou.7

Lula garantiu que que concluiria as obras da Ferrovia até 2026, quando se encerra o seu terceiro mandato como presidente da República. “Vou voltar aqui para viajar de trem”, enfatizou.

Acompanhe essa e outras notícias através das plataformas da REDE ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir