Os cadastros de mototaxistas e entregadores de aplicativo no Programa Moto Segura CE tiveram início nesta segunda-feira (30/09), tendo instalados os dispositivos de rastreamento para motocicletas roubadas ou furtadas. Nesta fase inicial, o projeto abrange profissionais de Fortaleza e da Região Metropolitana.
O cadastramento deve ser feito exclusivamente pelo aplicativo Meu Detran e a instalação do equipamento é realizada por meio de agendamento na Arena Castelão. A partir do dia 1º de outubro, o serviço será expandido para toda a Região Metropolitana.
Regras de adesão
- Ser mototaxista ou entregador de aplicativo
- Ter residência no Ceará e habilitação válida com categoria A
- Ser proprietário da moto e tê-la registrada no estado
- Não possuir restrições na CNH nem débitos no veículo
- Realizar o cadastro pelo aplicativo Meu Detran
- Adquirir o chip de dados e garantir recargas para o funcionamento do rastreador
O dispositivo de rastreamento será instalado gratuitamente após agendamento e a remoção deverá ocorrer caso o participante saia do programa ou transfira a moto.
Rastreamento
Se a moto for roubada, o proprietário deve acionar a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) pelo número 190. O monitoramento será ativado após o fornecimento do CPF e da senha cadastrada no sistema Moto Segura. O rastreamento é feito através do Sistema Agilis, que combina informações de diversas bases de dados e está integrado às câmeras do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Ciops. Com isso, equipes da Polícia Militar podem identificar a moto e deter o suspeito envolvido.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.