A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Iniciativa da ALCE ajuda no melhor desempenho de jovens cearenses em vestibulares e no mercado de trabalho

Uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Ceará tem como objetivo oferecer qualificação profissional por meio da oferta de cursos preparatórios e profissionalizantes gratuitos para o jovem cearense. Denominado Projeto Alcance Enem, o programa é destinado a estudantes e egressos da rede de escolas públicas do Ceará e é voltado para a preparação para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares.

Foto: Reprodução

Ao todo, já são mais de 2.800 aprovações de alunos nas universidades públicas e instituições de ensino superior. Um dos beneficiados com o projeto foi o jovem Lucas Silva, que participou do Alcance Enem em 2018. Segundo o estudante, a iniciativa foi de extrema importância para o pontapé inicial do seu sonho.

“Eu sou fruto de escola pública e ficava muito temeroso se conseguiria ingressar numa boa faculdade, afinal a concorrência é muito grande e o nível das escolas particulares são muito melhores. Quando descobri o Alcance Enem foi uma oportunidade que eu vi de ter acesso a um material de qualidade. Sou extremamente grato ao projeto e aos envolvidos porque é através disso que eu estou tendo a chance de conseguir melhorias para o meu futuro”, declara.

O Projeto Alcance mantém um laboratório de redação, onde os professores organizam os principais temas recorrentes no Enem, corrigem a redação, tiram dúvidas e orientam a produção textual. Semanalmente os alunos recebem a Folha de Redação e o tema com textos motivadores, seguindo a modelagem da prova.

Em 2019, foi lançada a Plataforma Alcance Virtual, que propõe a ampliação dos recursos de aprendizado aos participantes de oportunizar o acesso à educação. A ferramenta disponibiliza material didático complementar para download, videoaulas gravadas, simulado on-line, temas de redação e diversos exercícios de aprendizagem no objetivo de preparar os estudantes.

Um software livre voltado para EaD foi elaborado numa parceria entre o Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, a Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (SME) e Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Ele pode ser acessado por meio do computador ou de aparelhos móveis.

Em um período cheio de adaptações e desafios por conta da pandemia, o Projeto mantém o cronograma do conteúdo anual e garante a interatividade entre professor e aluno por meio de tira-dúvidas em tempo real por meio de aplicativos de mensagens. Também é oferecida a atividade denominada “Alcance Socioemocional”, com a proposta de potencializar a aprendizagem e oferecer recursos para o equilíbrio emocional nessa fase decisiva na vida dos estudantes.

Foto: Divulgação/ALCE

O projeto funciona em três modalidades: presencial, das 8h às 12h10min aos sábados com transmissão ao vivo pela TV Assembleia e Canal no YouTube Alcance Virtual; nos núcleos municipais, espaços organizados nos municípios cearenses que recebem as transmissões das aulas em tempo real e na modalidade EaD (Educação a Distância) por meio da plataforma Alcance Virtual.

Dessa forma, o Alcance expande suas ações e prepara seus participantes para o campo acadêmico, profissional e pessoal. Oportunidades também são geradas e fomenta ainda mais a inclusão social por meio da oferta de cursos gratuitos, presenciais e à distância, que podem gerar emprego e renda à juventude cearense.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir