PUBLICIDADE

Novas regras do Vale-Refeição entram em vigor em fevereiro

Entram em vigor no dia 11 de fevereiro novas diretrizes do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) que alteram o funcionamento do Vale-Refeição (VR) e do Vale-Alimentação (VA). As mudanças, segundo o Governo Federal, devem beneficiar aproximadamente 22 milhões de trabalhadores em todo o país.

A regulamentação redefine prazos e limites financeiros com a proposta de ampliar a concorrência no setor. Entre os pontos centrais está a redução do tempo de repasse dos valores pagos pelos clientes, além da imposição de tetos para as taxas cobradas pelas operadoras, medida que busca corrigir distorções e aumentar a previsibilidade para os empresários.

No caso dos estabelecimentos comerciais, o prazo máximo para recebimento dos valores passa a ser de 15 dias corridos, substituindo o intervalo que podia chegar a 60 dias. Também ficam estabelecidos percentuais máximos para cobrança de taxas: até 3,6% para credenciadoras e até 2% para emissoras dos cartões de benefícios.

Novas regras do Vale-Refeição entram em vigor em fevereiro
Foto: Vitor Vasconcelos/Secom-PR

Para os trabalhadores, a principal alteração está na flexibilização do uso dos vales. Com a interoperabilidade prevista nas novas regras, os cartões poderão ser aceitos em qualquer equipamento de pagamento, independentemente da empresa responsável pela emissão. A expectativa é que seja ampliada a rede de aceitação em restaurantes, mercados e padarias.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, o decreto busca padronizar o funcionamento do PAT, eliminar práticas consideradas abusivas, como a exigência de contratação conjunta de serviços, e estimular a adesão de micro e pequenos comerciantes ao sistema. A implementação das mudanças ocorrerá de forma gradual.

A partir de 11 de fevereiro, entram em vigor os novos limites de taxas e o prazo reduzido de pagamento aos estabelecimentos. Já a interoperabilidade total deverá ser concluída ao longo do próximo ano. A orientação do governo é que comerciantes acompanhem se as novas condições estão sendo corretamente aplicadas pelas operadoras.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir