A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Mais uma fase da Operação Gênesis é deflagrada contra facção criminosa em Fortaleza

Na manhã desta terça-feira (05/03), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), em parceria com a Polícia Civil do Ceará (PC-CE), iniciou a 11ª fase da Operação Gênesis. A ação teve como alvo um membro de uma facção criminosa que atua em Fortaleza. O indivíduo já havia sido denunciado anteriormente à Justiça, juntamente com outro membro do mesmo grupo.

A investigação revelou a participação de integrantes de diversas facções criminosas com forte atuação no Ceará, especialmente na Capital. Dessa forma, o mandado de busca e apreensão teve como objetivo apreender instrumentos destinados a atividades ilícitas, descobrir objetos relevantes para a prova de infrações e colher elementos de convicção sobre os fatos investigados.

Mais uma fase da Operação Gênesis é deflagrada contra facção criminosa em Fortaleza
Foto: José Leomar

A “Operação Gênesis” foi iniciada em 2020 com o propósito de apurar a atuação de grupos vinculados a organizações criminosas, responsáveis por tráfico de drogas, armas, roubos e homicídios na capital cearense e Região Metropolitana. Até o momento, foram emitidos 104 mandados de prisão preventiva e 138 mandados de busca e apreensão ao longo das 11 fases.

Retrospecto

Em fases anteriores, a Operação Gênesis desencadeou prisões e busca e apreensão em diversas ocasiões desde setembro de 2020. Cada fase teve como alvo diferentes núcleos criminosos, desarticulando organizações especializadas em tráfico de drogas, extorsão, roubo de veículos, e outras atividades ilícitas.

A última fase, em fevereiro de 2023, evidenciou a existência de uma organização criminosa liderada por um policial militar, composta majoritariamente por membros das forças de segurança e traficantes locais. O grupo estava envolvido em extorsões, roubos, tráfico de drogas, corrupção e comércio irregular de armas e munições.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir